jusbrasil.com.br
18 de Setembro de 2021

Resposta à acusação

Conheça a estratégia utilizada por criminalistas nessa fase pré-processual

Bruno Wandermurem, Estudante de Direito
Publicado por Bruno Wandermurem
há 2 anos

A resposta à acusação é um momento importantíssimo no processo, pois ela se demonstra ser peça fundamental, tendo em vista que sem ela não se pode dar continuidade a marcha processual.

Logo, se alguém é intimado para apresentar sua resposta à acusação e este perde o prazo de 10 (dez) dias previsto no art. 396 do Código de Processo Penal (CPP), a qualquer momento após este tempo, antes que seja feita por defensoria pública ou defensor dativo, poderá protocolar sua defesa inicial sem que a peça seja desentranhada dos autos.

Apesar de sua importância, pois é o primeiro momento que o réu se pronuncia no processo, não quer dizer que nela seja o momento oportuno para alegar toda matéria de defesa, e esse é o erro que os advogados mais comentem em uma resposta a acusação.

Indaga-se então: por que eu não deveria levantar desde logo toda tese defensiva? E a resposta é bem simples; caso você faça isso, o ministério público estará ciente de toda estratégia de defesa e estará preparado para “derrubá-la” em juízo.

Siga o portal no instagram clicando AQUI para novidades direto na sua timeline


fonte: https://canalcienciascriminais.com.br/

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)